top of page
Pedro Galdino
Repertório de aparições de Saturno no arquivo

 

 

Quando fotografias são descartadas de arquivos pessoais ou familiares, de forma acidental ou premeditada, elas chegam ao lixo ou, com sorte, a lugares como o acervo do ACHO. Antes em um lugar de pertencimento, agora em situação de orfandade, elas passam a conviver com outras fotografias de diferentes origens, titularidades e histórias. É justamente essa experiência que as fotografias vivenciam o interesse do presente trabalho. 

A idéia para o repertório surgiu ao perceber a situação de vazio que essas fotografias ganharam depois de retiradas de seus conjuntos originais. Por meio da lacuna elas têm renovada a sua dimensão poética e outra situação ganha luz, a da melancolia. A partir do animismo teórico questiono: o arquivo pode concentrar os traços que o definiriam como “saturniano”? É o arquivo um lugar, por excelência, regido por Saturno? Desde a Antiguidade a melancolia estaria sob o signo do planeta, figura soturna, planeta distante, de lenta revolução. 

Recorrendo à fabulação, promovi encontros entre fotografias de distintas origens, para imaginar novas relações que denotassem o espírito melancólico desses bens simbólicos desterrados. O conjunto foi ganhando forma e uma disposição que se assemelha a uma mesa de trabalho, num fundo branco, com a coleta disposta em amostragem. A reflexão e a produção dos encontros entre as fotografias foram conduzidas pela noção de “gravidade sem peso”, de que nos fala Italo Calvino. A melancolia pode se afastar do pesar e ser vislumbrada com leveza, associando-se assim à poética da fabulação.

Pedro Galdino 

(1985)

 

É um fotógrafo e artista visual, nascido no Rio de Janeiro – RJ. Formado em História pela UERJ, com mestrado em História pela mesma instituição, e em Arquivologia pela UNIRIO. Fez cursos de fotografia em instituições como SENAC, Ateliê da Imagem, Ateliê Oriente e Núcleo FAC. Participou de algumas exposições. Tem a memória e o reescrever histórias como disparadores das suas criações, onde as imagens de arquivo se tornam cada vez mais elementos de investigação.

bottom of page