top of page

Saudade é um vídeo arte realizado durante a Primeira Residência artística internacional do Acho, 2021. Para desenvolver o vídeo utilizei como ponto de partida o texto "Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais" de Tim Ingold. A partir daí trabalhei com a diferença entre coisa e objeto. O aprofundamento da pesquisa se deu através das aulas da residência e de leituras como: Cascas, Didi Huberman, que me remeteu a natureza, árvores, troncos e seres da floresta como os pirilampos; Imagem-Malícia, Didi Huberman; Além dos arquivos, Aleida Assmamm; Do inobjeto, Vilém Flusser e Interlúdio Contaminação de Anna Tsing.

Busquei relacionar o conceito "coisa e objeto" com os arquivos, lixo, restos, vestígios e explorar possibilidades de transformação das imagens em outros fluxos de vida dialogando com o arquivo em várias direções, contaminando e quebrando a linearidade entre eles.

Utilizei imagens órfãs do Arquivo Acho, imagens de álbum de família e imagens produzidas por mim ao longo do processo da residência, incluindo a performance.

Performance realizada a partir das imagens de álbum de família, onde levei as imagens para "passear" na natureza. Após esta etapa projetei as imagens sobre meu corpo. 

Afinal: a fotografia é coisa ou objeto?

Gisa Araujo
Saudade

Gisa Araujo

(São Paulo, 1968)

 

É atriz e fotógrafa e participa do Programa Interdisciplinar de fotografia com Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. Realizando Pós Graduação em Fotografia como arte contemporânea no Senac/SP. Formada em Artes Cênicas (1990) e em Fotografia pelo Senac (2019). Participou de Exposições coletivas como: CPTM -Estação da Luz (2018-SP), Museu da Energia (2019-SP). Desenvolve seu trabalho com base na pesquisa de autorretrato em paralelo com elementos da natureza, utilizando a fotografia como linguagem e também com materiais orgânicos que em sua maioria vem do mar. Em 2019 escreveu, produziu e atuou no curta mentragem  Quântica,  recebendo vários prêmios como melhor atriz, melhor filme e melhor edição. Em 2021 realiza o vídeo arte Saudade na primeira residência artística do Acho Imagens - do lixo ao arquivo.

bottom of page