top of page
Vane Barini
Do fundo de teus olhos

“Todas as imagens vão desaparecer….”

Os Anos,  Annie Ernaux


 

A coleção de fotografias que compõe este filme faz parte de um extenso arquivo produzido por meu irmão. Foi iniciada em seus anos de juventude e como toda coleção, só agora, diante de sua morte é que  podemos dizer que acabou. Ela foi conservada por ele com muito cuidado até esse momento e eu jamais supus, um dia, vir a biografar o seu olhar.

Parte da  grande quantidade de imagens de uso profissional e pessoal foram reunidas neste filme aleatoriamente e compõe um caleidoscópio do seu olhar e do seu tempo. Nele,  elas ganham luz como um legado de vida aqui revivido por meio de um fluxo de fragmentos que passam.

 Objetos translúcidos, os negativos são objetos fantasmáticos, ainda estão por vir ao mundo, mas sua potência em fazer vir à luz, está ali contida, nessas imagens soltas no tempo, que  revelam temas variados e permanecem como  um testemunho. Se fossem agora tornados imagens positivas para oferecer-se à contemplação, romperiam os segredos de sua intencionalidade primeira e de sua interpretação.

Como acontece em todo arquivo do ACHO (Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias), essa coleção, que também teve uma vida anterior, talvez tivesse como destino o descarte. No entanto, salva pelo afeto familiar, ela pode ter uma sobrevida e contar sua própria história. Por enquanto...

 

“Salvar alguma coisa deste tempo no qual nós nunca mais estaremos.”

Os anos , Annie Ernaux

Vane Barini

(São Paulo, 1951)

 

Vive e trabalha em Campinas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, voltou-se primeiramente para a Fotografia analógica e depois para as Artes Plásticas onde trabalha sobretudo com essa linguagem. Constrói seu trabalho quase sempre a partir de fotografias. Nas ruas, em lugares diferentes do mundo, tomando cenas cotidianas de pessoas comuns, quase sempre urbanas, a partir de certa distância e muitas vezes através de anteparos com o que a artista constrói séries de narrativas intermediadas em sua busca por revelar ausências, belezas e solitudes. 

bottom of page